quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Das labaredas formidáveis ao canto de triunfo.

O fogo consumia os sonhos todos.
A edificação, feita para abrigar doações e demais produtos vindos de diversos corações, ardia em brasa, era lambida pelas labaredas flamejantes e impiedosas do fogo.
Parecia a imagem do inferno o barracão se desfazendo.
Muita gente corria para jogar água, esticar as finas mangueiras, salvar as alegorias, proteger os menos afortunados. Arriscavam a própria vida pela escola. Na verdade a escola era a própria vida daquela gente.
Mas o fogo tomava conta de tudo, nada poderia escapar ao seu desígnio.
Irrompeu à rua o carro dos bombeiros sireneando ruidosamente, abrindo as alas para passar.
Muitos homens uniformizados, corajosos e imponentes, saíram correndo tendo em mente a missão de extinguir o fogo que dilapidava todo o prédio e que já, a aquela altura, fulminava toda a “bateria nota dez”.
Foram horas de luta inglória.
O que restou foram cinzas e um imenso nada entre o teto, que ameaçava ruir a qualquer momento, e o chão (onde tantas passistas ensaiaram).
As últimas chamas foram escaldadas com as lágrimas do velho presidente, ancião que fez realidade o sonho dos mulatos do bairro. Como era triste essa figura lá, chorando copiosamente, lamentando a destruição recém acontecida.
Como se fosse em dia de velório, todos os membros ficaram aterrorizados com a perspectiva de futuro que se mostrava com aquela tragédia.
No exato instante em que todos estavam pesarosos, levantou-se o velho presidente e apanhou um dos tijolos incinerados do meio da fuligem e o levantou, heróico, dizendo que era hora de cessarem as lágrimas, fechar o caixão, pois havia muito trabalho a fazer: era preciso reerguer a escola toda. O barracão, os instrumentos, as fantasias, as realizações e os sonhos.
Silencio seguiu-se eloqüente.
Cada um, sem esboçar nenhuma tristeza, apanhou o que pôde e começou a amontoar o que restava, pouca coisa tais como um bloco aqui, uma peça de metal acolá, lentamente no inicio, e posteriormente foi ficando frenético, alucinado mesmo. Não havia tempo a perder.
No ano seguinte a escola desfilou. Ganhou o carnaval.
Hoje as cinzas jazem sob o novo prédio.
Não há mais fogo a consumir, não há mais tristezas para lamentar.
E a vida segue em frente, como o samba que nos ensina “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”.

Nenhum comentário: